Hidrômetros individuais: Economia nos gastos do condomínio

A conta de água tem dado muita briga nas reuniões de condomínio. A instalação de medidores individuais garante a diminuição do desperdício. A instalação dos medidores tem um efeito imediato nas contas do condomínio: o valor do condomínio cai e a inadimplência também.

A instalação de hidrômetros individuais em condomínios residenciais é solução que reduz a quantidade de água usada pelos moradores. A economia, levando em consideração o volume consumido, varia entre 25% e 47%. Financeiramente, em alguns casos, a diminuição dos valores na conta chega a 50%.

Mesmo com os números positivos, dos cerca de 38 mil condomínios existentes na capital paulista, 85% não contam com hidrômetros individuais nem estão preparados para receber o equipamento. Mas com a crise hídrica que atinge a região sudeste do Brasil, teve início uma mudança cultural da sociedade, que passou a perceber a água como um bem limitado. Mesmo com o esforço de parte da população, não foram todos que reduziram o consumo, e a maioria que manteve ou aumentou a média são exatamente os edifícios residenciais.

Em 2016, o presidente em exercício, Michel Temer, sancionou a lei que obriga novos condomínios a terem medição individual de água. Além de incentivar economia no consumo, o objetivo é que os condôminos pagassem um valor mais justo na taxa de água, pois o hidrômetro permite discriminar o consumo de cada apartamento, dividindo só o consumo de áreas comuns.

A sanção da Lei 13.312 alterou a Lei 11.445, de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. “As novas edificações condominiais adotarão padrões de sustentabilidade ambiental que incluam, entre outros procedimentos, a medição individualizada do consumo hídrico por unidade imobiliária”, diz o texto. A lei só entra em vigor em 2021 e não atinge condomínios construídos antes dela.

A medição individual auxilia o morador a ter consciência do seu perfil de consumo. Além da economia no consumo de água, essa instalação valoriza o imóvel em uma futura venda.

A Icosaedro é pioneira na implantação do sistema em Santa Maria. Você já conhece nossos empreendimentos?

Conheça mais sobre o ITroian e o Tiradentes:

Sticky

Comments are closed.

Desenvolvido por IguanaWeb