top of page

Por que investir em imóveis em Santa Maria?

Atualizado: 3 de set. de 2020

Polo estudantil e militar e com o cenário industrial em crescimento, Santa Maria oferece boas oportunidades para investidores.


Estudo realizado pela Prospecta Inteligência Imobiliária, divulgada pela revista Exame em 2015 e revisada em setembro de 2016, aponta Santa Maria como uma das melhores cidades para investir em imóveis no Brasil. Em 79° lugar, Santa Maria aparece à frente de cidades como Balneário Camboriú (SC), Petrópolis (RJ), Chapecó (SC), Foz do Iguaçú (PR) e Criciúma (SC).

O estudo analisou a oportunidade de investimento em cidades de todo o país com menos de 1 milhão de habitantes. Os dados da pesquisa foram baseados em vários aspectos, entre eles as variáveis socioeconômicas e demográficas. Os condicionantes para formar os critérios de pontuação P2i-Lead foram: renda per capita, população economicamente ativa, déficit imobiliário, nível de instrução, capacidade de endividamento e outros.

O objetivo da pesquisa foi avaliar onde o consumidor, que está na ponta da cadeia, tem condições para investir em imóveis. Santa Maria é conhecida por ser polo estudantil e militar na região central do estado. A renda média alta da população aquece o mercado e, a compra e venda de imóveis é consequência.


O mercado está sempre aquecido já que boa parte da população reside por alguns anos na cidade e depois vai embora – característica predominante da população estudantil, militar e servidores públicos. Ainda tem a parte da população que escolhe investir em imóveis pela valorização de lucro comparado a poupança, por exemplo, e tem seu negócio garantido pelo fluxo de venda e aluguel que é consequente do perfil da população. A localização central no estado também é favorável para diversos tipos de negócios, atraindo o olhar do investidor. Um setor em ascensão, por exemplo, é o agropecuário.

Continue acompanhando para saber mais do mercado imobiliário nacional e de Santa Maria.

Até a próxima.



87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page